Em 1925, depois de 20 dias a bordo do navio Zeelandia, a delegação do Club Athlético Paulistano chegou em terras europeias. Dos dez jogos disputados em Portugal, Suíça e França, a equipe venceu nove e perdeu apenas um.
O primeiro gol de bicicleta
Leônidas da Silva foi o autor da façanha, em 1931. Ele defendia o Bonsucesso numa partida contra o Esporte Clube Carioca.
O primeiro gol olímpico
Nasceu no campo do Centro Sportivo Barracas, em Buenos Aires, dia 2 de outubro de 1924. Foi marcado pelo ponta-esquerda Cesáreo Onzari, da seleção argentina, no jogo contra o Uruguai, que havia conquistado o torneio de futebol nas Olimpíadas daquele ano. Por ter sido assinalado num jogo contra os campeões olímpicos, recebeu de maneira irônica o apelido. Quatro meses antes, os gols marcados diretamente de cobrança de escanteios não tinham validade. A Fifa mandava que fosse cobrado um tiro livre favorecendo o time que sofrera o gol. O mesmo Uruguai acabaria conquistando a medalha de ouro do futebol nas Olimpíadas seguintes, em 1928, façanha que lhe valeu o apelido de "Celeste Olímpica".
O primeiro goleiro a usar luvas
O Vasco fez uma excursão à Europa em 1929. Ao voltar para o Rio de Janeiro, o goleiro Jaguaré Bezerra de Vasconcelos, o Dengoso, trouxe a novidade: dois pares de luvas de borracha, pretas por fora e vermelhas por dentro.
O primeiro jogo noturno
Foi no dia 23 de junho de 1923, na Várzea do Glicério, num terreno da Light, em São Paulo. Num campo iluminado por faróis de 20 bondes, a Associação Atlética República venceu por 2 a 1 a Sociedade Esportiva Linhas e Cabos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário