“ESPORTE CLUBE BAHIA”
BAHIA – CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 1959
Nem o mais fanático torcedor do BAHIA imaginaria que seu time pudesse vencer uma final contra o SANTOS de PELÉ, PEPE e COUTINHO. Ainda mais com o segundo jogo marcado para a VILA BELMIRO. Pois o time do BAHIA de 1959, dirigido por GENINHO, conseguiu este feito inacreditável. Jogando bem e com o atacante ALENCAR em grande fase, o BAHIA reagiu, após ser derrotado em SALVADOR por 2 x 0. Ganhou o SANTOS na VILA BELMIRO por 3 x 2 e, no jogo desempate, nova vitória, dessa vez por 3 X 1 no MARACANÃ
BAHIA - CAMPEÃO BRASILEIRO 1988
Durante um bom tempo, o BAHIA foi visto como um clube forte, que fazia boas campanhas, mas nunca ia longe. Pelo menos em termos de CAMPEONATO BRASILEIRO. Em 1988, na segunda COPA UNIÃO, essa fama foi por água abaixo. O time eliminou o FLUMINENSE do Rio nas semifinais e faturou o título em cima do INTERNACIONAL em PORTO ALEGRE. Como em 1959(na conquista da primeira TAÇA BRASIL), O Bahia se transformou na principal equipe do país. O destaque foi BOBÔ, craque cuja “elegância sutil” foi homenageada em música por CAETANO VELOSO.
“ESPORTE CLUBE VITÓRIA”
ANO DO SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL
Quinze foram os times campeões baianos pelo vitória em todos os tempos. Mas este tem uma história especial para contar: Foi o primeiro que conseguiu vencer o arquiinimigo BAHIA em uma decisão estadual. Aconteceu em 1972, com uma vitória de 3 x 1 no dia 17 de dezembro daquele ano. Teve até show do ponta esquerda MÁRIO SÉRGIO. Um triunfo que valeu ao rubro-negro o pomposo título de CAMPEÃO do ANO do SESQUICENTENÁRIO da INDEPENDÊNCIA do BRASIL. Time Campeão: AGUINALDO, LUÍS CARLOS, VÁLTER, FERNANDO e FRANÇA; LELÉU e JUAREZ; GIBIRA, ALMIRO, ZÉ EDUARDO e MÁRIO SÉRGIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário